O Núcleo de Formação Específica possui um total de 1040 horas em disciplinas obrigatórias e abrange os conteúdos diretamente relacionados a um enfoque multidisciplinar na formação do aluno da licenciatura, que possibilitará o seu entendimento de fenômenos interdisciplinares que hoje se dão no campo do saber, como aquele da justaposição das ciências da vida com a teoria da informação mais a cibernética traçando para nossos conhecimentos atuais um caminho aonde a Biologia vem estabelecendo um novo paradigma para o conhecimento humano. O Professor de Biologia assim aparelhado deverá estar consciente desta mudança e agir em conformidade com ela. Assim disciplinas como Organização Educacional no Brasil, Psicologia da Educação e Didática serão oferecidas de forma integrada já nos primeiros períodos, fornecendo ao discente um panorama amplo de sua futura área de atuação profissional e preparando-o para outro exemplo desta revolução na forma de ver e entender o mundo, constituído pelas disciplinas de Instrumentação (Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Práticas, Física Experimental para Biologia) que na forma de práticas educativas como componente curricular contribuem para a formação de professores levando em conta a ação e o pensamento humano, dados não quantificáveis para a ciência, como vitais para o desenvolvimento e para se repensar a qualidade de vida. Essa nova maneira de pensar evidencia que só se pode entender o meio ambiente de modo integrado, onde o estudo do meio natural e os anseios sociais são inseparáveis, assim, a Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia surgem como fenômenos e ferramentas que permitem uma abordagem interdisciplinar e o desenvolvimento de um pensamento crítico, necessários à formação de cidadãos aptos para exigirem justiça social, cidadania, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza. Especial interesse envolve também disciplinas como Física para Licenciatura, e Libras que, como conteúdos para atender ao ensino fundamental e médio constituem parte indissociável da formação do Licenciado em Ciências Biológicas. Neste sentido as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino (I-IV) abordam a escola, seus agentes, e sua organização pedagógica e administrativa em conexão com as políticas públicas de formação docente e de currículo para a educação básica. Situa-se também o professor em relação as principais dimensões do ofício de ensinar e o compromisso social e. ético da profissão docente. Como expressão prática do conhecimento adquirido e do exercício profissional do licenciando, enquadram-se também no Núcleo de Formação Específica as disciplinas constituintes do Estágio Interno Obrigatório e que se propõem a especificamente orientar a prática docente em sala de aula e em diferentes campos do ensino: Iniciação á Docência para Licenciatura I (Introdução ao campo da Educação), Iniciação à Docência para Licenciatura II (Pesquisa em Ensino), Iniciação à Docência para Licenciatura III (Espaços não Formais) e Iniciação à Docência para Licenciatura IV ( Educação Básica). Ao final deste processo de aprendizagem, espera-se que o discente esteja em plenas condições teórico-práticas para elaboração de sua Monografia como Trabalho de Conclusão de Curso .Ver grade curricular abaixo:
1º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
2º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
3º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
4º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
5º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
6º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
7º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)
8º período do Núcleo de Formação Específica (Saiba mais)