Coordenação Ciências Biológicas

Programa de Tutoria

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE BIOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA MARINHA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE E INCLUSÃO

PROGRAMA DE TUTORIA 2017

PROJETO DE TUTORIA

CONHECIMENTO E PRÁTICA: ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS DO APRENDIZADO.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
TITULAÇÃO: Licenciado em Ciências Biológicas
TITULAÇÃO: Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha, Biologia do Desenvolvimento, Neurociências ou Interações Biológicas e Ambientais.

Responsáveis pela Coordenação Acadêmica e Administrativa dos Tutores:
Marcelo Salabert Gonzalez (Bacharelado)
Cinthya Simone Gomes dos Santos (Licenciatura)

1. Indicadores de qualidade da formação acadêmica dos ingressantes
Ao longo dos últimos anos, os professores dos departamentos do Instituto de Biologia, atuais membros dos Programas de Pós-graduação em Neurociências, Biologia Marinha, Ciências e Biotecnologia (Antigo Biologia das Interações) e Diversidade e Inclusão, que ministram diversas disciplinas para o curso de Ciências Biológicas e que possuem competência para prestar assessoria pedagógica nas áreas de Biofísica, Biologia Celular e Molecular, Química e Bioquímica, Zoologia, Botânica, Ecologia, Evolução, Genética e Imunologia têm constatado uma grande dificuldade do corpo discente no que concerne a compreensão dos conceitos ministrados nestas respectivas disciplinas. Como essas disciplinas têm como características a carga horária semanal ampla (6-8 horas) e/ou uma ementa exacerbada, o tempo se torna exíguo para que haja um nivelamento conceitual prévio o que facilitaria em muito o aprendizado. Além disso, a questão de inexistência ou pouca incidência de experimentações práticas nessas disciplinas dificultam o que para os biólogos seria uma filosofia de aprendizado, o experimentar e verificar hipóteses, estabelecendo conceitos pela vivência.
Analisando as dificuldades apresentadas pelos alunos, observamos que eles têm como base um conhecimento insuficiente de matérias referentes ao ensino médio e por vezes observam-se dificuldades que têm como base deficiências no ensino fundamental. Como indicadores de deficiências podemos citar as médias das turmas nas diferentes avaliações de aprendizado que são feitas ao longo do curso. Além disso, chama a nossa atenção a pouca participação dos alunos nas aulas teóricas o que reflete uma perda de interesse oriundo provavelmente da dificuldade de entendimento. Outro indicador importante está relacionado à constante reclamação dos alunos pela falta de tempo para assimilar os conceitos ministrados e a falta de mais experimentações de forma a permitir a “comprovação” das respectivas teorias. Outro aspecto importante a ser considerado envolve a recente mudança do processo de entrada na universidade em que 50% de ingressantes o fazem via Ação Afirmativa. Esta nova realidade se concretiza com uma mudança acentuada do perfil dos discentes constituintes do curso em termos frequentemente relacionados como condição socioeconômica e perfil acadêmico, uma vez que a necessidade de um nivelamento acadêmico se faz presente para estes alunos já nos primeiros períodos do curso, em que as dificuldades oriundas das diferenças anteriormente citadas (i.e. conhecimento insuficiente de matérias referentes ao ensino médio e fundamental) acentuam-se neste grupo de alunos.
Nesta perspectiva o curso de graduação em Ciências Biológicas, ciente da queda na qualidade do ensino médio e fundamental que vem acontecendo ao longo das décadas e, em colaboração com os cursos de Pós-graduação em Neurociências, Biologia Marinha, Ciências e Biotecnologia) e Diversidade e Inclusão, está disposto a auxiliar os alunos na busca do tempo perdido, com a certeza de que se forem dadas as condições adequadas (ex: aumento de aulas práticas) e o auxílio extraclasse, os alunos conseguirão vencer as dificuldades. Ressaltamos também que este é um projeto comum aos 2 cursos de graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas, que se propõem atuar de forma conjunta e integrada, em colaboração com os cursos de pós graduação acima mencionados, já que as realidades vivenciadas pelos docentes e discentes dos dois cursos são semelhantes e estritamente relacionadas.

2. Curso de pós-graduação ao qual o tutor estará vinculado
Programas de Pós-graduação em Neurociências, Biologia Marinha, Ciências e Biotecnologia (Antigo Biologia das Interações) e Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense: Todos os membros dos respectivos programas estão vinculados a linhas de pesquisa e disciplinas que abordam as áreas de Biologia Celular e Molecular, Química e Bioquímica, Zoologia, Botânica, Ecologia, Evolução, Genética e Imunologia. Assim, os alunos de pós-graduação destes programas têm condições plenas de exercer o papel de tutores para o curso de ciências biológicas, podendo inserir posteriormente outros cursos interessados, visto que as disciplinas relacionadas a estas áreas de conhecimento são oferecidas para, pelo menos, mais 10 diferentes cursos de graduação.
De fato, a questão da experimentação a ser implantada pelos tutores se diferenciará das aulas práticas dos monitores, pois serão criados experimentos acompanhado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas com base em suas hipóteses. Essa abordagem só é factível devido à formação em nível de pós-graduação dos tutores, que estarão capacitados a questionar a fragilidade das hipóteses originadas pelos alunos e a questão da aplicabilidade das mesmas.

3. Benefícios esperados com a atuação do tutor
Uma melhoria significativa no aprendizado dos alunos, com reflexos na diminuição dos índices de reprovação (que já chegaram a 40%) e uma melhor solidez na formação conceitual dos futuros profissionais seriam os benefícios diretos com o estabelecimento deste projeto. Isso seria muito importante porque sendo essas disciplinas a base de outras que os alunos virão a cursar, o conhecimento melhor estruturado faria com que o desempenho nessas outras disciplinas igualmente melhorasse.
Por outro lado, os tutores também seriam significativamente beneficiados, pois seria um excelente momento para os alunos de pós-graduação ingressar na cadeia de transferência do conhecimento. Esse projeto cria essa oportunidade para os alunos de pós-graduação, que serão os futuros professores, e que precisam aprender a realizar esta transferência.
Por fim, existem outras contribuições pedagógicas e administrativas indiretas tendo em vista que não haverão: a) turmas com um grande número de alunos, o que é didaticamente inapropriado, tendo em vista a diminuição do alto grau de reprovação, e b) a necessidade de salas de aula de grande porte no Instituto de Biologia, diminuindo essa demanda.

4. Agenda semanal de trabalho do tutor
• Carga horária semanal de 8 horas.
• Reuniões semanais com o professor responsável pela turma para definição dos tópicos a serem abordados.
• Encontros semanais (dois encontros) com os alunos da turma para auxiliá-los e vencer as dificuldades relativas à matéria.
● Realizar experimentos científicos em conjunto com os alunos, evidenciando e comprovando hipóteses e teorias, tornando os conteúdos mais factíveis e próximos a realidade do profissional biólogo.
• Nesses encontros os tutores poderão:
– Fazer mini aulas com o intuito de sedimentar os conceitos e esclarecer as dúvidas, ajudar na compreensão e resolução de seminários e auxiliar na elaboração e apresentação de trabalhos.

5. Previsão da quantidade de ingressantes beneficiados pela atuação de um tutor
Como temos aproximadamente 240 alunos matriculados entre os quatro primeiros períodos dos dois cursos, e estamos solicitando dez tutores (cinco para a graduação em Licenciatura e cinco para a graduação em Bacharelado) capazes de atuar nas áreas teórica e prática, teríamos aproximadamente 24 alunos por tutor.

6. Quantidade de tutores desejados
Dez (10) tutores, a serem distribuídos entre os cursos de pós-graduação em Neurociências, Biologia Marinha, Ciências e Biotecnologia e Diversidade e Inclusão.

6.1. Justificativa
O curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense recebe alunos oriundos de diferentes escolas, muitas delas públicas, tanto do estado do Rio de Janeiro como de outras localidades.
Os alunos têm, durante os quatro primeiros períodos de Universidade, uma total de 17 disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas às áreas de conhecimento abrangidas por este projeto (ver tópicos 1 e 2) ministradas pelos departamentos de Biologia Celular e Molecular, Neurobiologia, Imunologia, Biologia Marinha e Biologia Geral. As turmas são compostas por 60 alunos que ingressam através do vestibular. Frequentemente, devido à dificuldade dos alunos e as condições em que o curso é ministrado, constatamos um percentual significativo de alunos reprovados o que faz com que a turma fique ainda maior. Além disso, sabemos o quanto uma reprovação pode desanimar um aluno.
A avaliação dos professores que têm ministrado estas disciplinas é que os alunos apresentam dificuldades decorrentes tanto da falta de base na formação referente ao ensino fundamental e médio, como também devido à carga horária semanal insuficiente para o conteúdo a ser ministrado.
Por outro lado, a grande maioria dos alunos tem um grande interesse por aprender a matéria e se fosse possível fornecer a eles as informações necessárias no tempo apropriado, eles certamente teriam uma facilidade maior para vencer as dificuldades. Achamos importante salientar que esses alunos foram aprovados no processo seletivo da nossa Universidade e, portanto nos cabe contornar os déficits de formação que eles apresentem.
O alto índice de reprovação, incomum em outras disciplinas ministradas nesses departamentos, é preocupante, podendo ser revertida com esse projeto sem abrir mão da qualidade da formação acadêmica de nossos alunos. Tendo em vista os bons resultados por nós avaliados como consequência dos programas de tutoria de 2010 a 2015 (ver relatório), neste novo edital pretendemos ampliar a área de atuação deste programa em nosso curso de graduação, envolvendo também atividades específicas voltadas para alunos da Ação Afirmativa com necessidade de nivelamento acadêmico e um maior número de tutores, o que nos permitiria atender um maior número de disciplinas e alunos do ciclo básico.

7. Forma de Acompanhamento dos Resultados Esperados
● Aumento na participação dos alunos na sala de aula, principalmente aumento do interesse no momento da exposição de um novo tópico.
• Melhoria nas médias obtidas pela turma a cada avaliação.
• Diminuição marcante nos níveis de reprovação e evasão.

8. Indicadores de Avaliação do Trabalho do Tutor
• Questionários de avaliação do trabalho dos tutores preenchido pelo professor responsável e pelos alunos.
• Questionários de avaliação dos alunos atendidos pelo programa avaliando o impacto do mesmo sobre o conhecimento acadêmico e postura profissional
• Questionários de avaliação específicos para determinar as principais dificuldades encontradas pelos alunos cotistas (ação afirmativa), não só em termos acadêmicos, mas também socioeconômicos e culturais.
• As informações geradas pelos questionários assim como os números relativos aos níveis de aprovação/reprovação e médias obtidas serão submetidas a tratamentos estatísticos adequados a informação processada seguindo-se posterior análise e avaliação por parte do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso e, adoção de medidas que aperfeiçoem a aplicação de nosso projeto pedagógico.

9. Contatos (e-mail e telefone):

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Coordenador de Curso de Graduação (Bacharelado) em Ciências Biológicas e Responsável pela Coordenação Acadêmica e Administrativa dos Tutores
E-mail: ggn@vm.uff.br. Telefone: 26292377 ou 975654829

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Coordenador de Curso de Graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas e Responsável pela Coordenação Acadêmica e Administrativa dos Tutores
E-mail: ggn@vm.uff.br. Telefone: 26292378 ou 983045037


Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Neurociências
E-mail: cserfaty@id.uff.br Telefone: 26292273


Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Biologia Marinha

E-mail: aguinaldo.nepomuceno@gmail.com Telefone: 26292306


Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia
E-mail: hcastrorangel@yahoo.com.br Telefone: 26299954

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Coordenador de Curso de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão
E-mail: cristinadelou@id.uff.br Telefone: 988664262

Notícias

Localização e Contato

Atendimento:

Endereço: Campus Valonguinho, Instituto de Biologia - CEP 24210-130 Centro, Niterói - RJ Brasil

Telefone: (21) 2629-2377 / 2629-2378

E-mail: ggn.coordenacao.egb@id.uff.br

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