Coordenação Ciências Biológicas

Ata N° 136 – IB UFF – 14.04.15

Ata da 136ª Reunião Ordinária do Colegiado Conjunto dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de Biologia – UFF – 14/04/2015

Aos quatorze dias dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze, reuniu-se, em segunda convocação, às doze horas e quarenta e cinco minutos, o Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas com a presença do Coordenador do Bacharelado Prof. Marcelo Salabert Gonzalez, da Coordenadora da Licenciatura Prof. Cinthya S. G. Santos, dos representantes departamentais professores  Luiz Roberto Zamith (GBG), Edson Pereira (GBM), Patrícia Sávio (GIM), Adriana Faria Melibeu (GNE), Cátia Fernandes Barbosa (GEO), Éden Vieira da Costa (GFI), Regina Kubrusly (MFL) , dos chefes de departamento  Denise Feder (GBG) e Luiz Leão (GCM), dos subcoordenadores de curso Márcia Amorim (Desenvolvimento), Selma Paiva (Interações Biológicas) e Priscilla Oliveira Bonfim (Neurobiologia),  e da representante discentes  Emília Licha (DALA).  Inicialmente o coordenador Marcelo Salabert informou quais seriam os pontos de pauta: 1. Aprovação da ata anterior; 2. Regras para permanência de vínculo e transferência interna; 3. Aprovação de disciplina de Biossegurança e Aprovação de Programa, Curso Básico e Simpósio de  Sensibilização ( Extensão) em Biossegurança; 4. Material para aulas práticas; 5.Ensino a Distância – CEDERJ; 6. Próxima reunião; 7. Informes e assuntos gerais: Obras prédio do Instituto de Biologia, concurso de Transferência, Quadro de Horários, Eleições Coordenação. Após avaliação dos presentes a ata da 135ª reunião foi aprovada por unanimidade. Como inserção de assunto o discente Felipe Barta solicitou que pudesse apresentar parte da nova diretoria do DALA, que seriam ele como Diretor, Isadora Lopes como Vice-Diretora e Juliana Stein Nicole como Secretaria. O prof. Marcelo aproveitou para solicitar que a nova diretoria que se reunisse com a Coordenação e também solicitou as atas do processo eletivo. Em seguida o Coordenador apresentou o segundo ponto de pauta Regras para permanência de vínculo e transferência interna. Após apreciação e discussão o colegiado estabeleceu como critérios para selecionar alunos para Permanência de Vínculo na Licenciatura: 1. Coeficiente de Rendimento, 2.  menor tempo utilizado para concluir o Bacharelado, 3. a idade, sendo os mais velhos priorizados e por ultimo o ingresso na instituição por meio de Ação Afirmativa. O colegiado ponderou e aprovou que não haverá extensão de prazo além dos dois anos para finalização de curso, para os alunos que em permanência de vínculo. Sobre as normas para transferência interna o coordenador mencionou que situações anteriores adotavam uma exigência de carga horária mínima de 2000h e que no ultimo concurso nenhum dos inscritos atendeu esse critério. O Prof. Marcelo e a Prof. Cinthya ficaram responsáveis pela proposição de novos critérios a serem apresentados na próxima reunião de colegiado. Como terceiro ponto de pauta foram apresentados conjuntamente a ementa da disciplina, e os conteúdos do Curso básico de Extensão em Biossegurança, do Programa de Sensibilização e Capacitação em Biossegurança e do Simpósio de Sensibilização em Biossegurança da Universidade Fluminense (a ser realizado em 11 de agosto de 2015). A disciplina será de 40 horas, sendo 30h de carga horária teórica e 10h de carga horária prática, e ficará sob o código da Coordenação de Curso. O curso de Extensão será coordenado pelo Prof. Luiz Leão e terá participação de Maria Evelize de Castro Pereira e Ana Paula D´Alincourt Assef, com 20h de aulas teóricas e 30 vagas. O Programa será coordenado pelo Prof. Saulo Cabral Bourguingnon (GCM), atualmente coordenador de pesquisa da PROPPI. O Simpósio será coordenado pelo Professor Ronald Marques, atual coordenador do curso de graduação em Biomedicina. O colegiado aprovou a criação de ambos, disciplina, curso, programa e simpósio.  Em seguida a Profa. Selma Paiva (GBG) relatou o problema da falta de material para realização de aulas práticas de Botânica e questionou a Coordenação quanto a existência de verba para tal fim. Ao que foi esclarecido que a coordenação de curso não é unidade gestora e por isso não possui orçamento próprio. O Prof. Marcelo lembrou ainda que todos os anos a Coordenação se candidata ao Labograd, que, no entanto, tem sido direcionados a cursos com problemas de infraestrutura considerados maiores que os nossos e que tem recebido avaliações negativas do MEC. O Prof. Edson Pereira lembrou que o Departamento de Biologia Marinha reserva parte da verba de livre ordenação departamental para o suprimento de material de aulas práticas e que essa poderia ser a atitude de outros departamentos também. A Prof. Cinthya mencionou que poderia ser sugerido ao Instituto que parte da verba de livre ordenação fosse destinada a compra de material de aula prática antes da divisão do montante entre os departamentos. O Prof. Marcelo lembrou ainda que a verba do Labograd, quando disponível, deve ser direcionada a compra de material para os laboratórios de aula pratica e não para os laboratórios de pesquisa. O colegiado entendeu que o assunto deveria ser levado ao Colegiado do Instituto para possíveis providências. Como quinto ponto de pauta a Prof. Cinthya apresentou a proposta da Prograd de oferecer aos alunos da graduação a possibilidade de cursar as disciplinas a distância, semi-presenciais, oferecidas pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Consórcio CEDERJ.  Inicialmente, consideradas as devidas equivalências, alunos no final do curso e com dificuldades para conciliar horários poderiam ser priorizados. Em um segundo momento, todos poderiam cursar essas disciplinas se assim desejarem, respeitando os 20%, em formato semipresencial, permitidos pelo MEC.  É importante ressaltar que não há obrigação de aderir a essa possibilidade por parte dos cursos ou alunos. Outro ponto levantado diz respeito às disciplinas com alto número de excedentes. A possibilidade de realizar disciplinas a distância poderia solucionar esse problema. Espera-se como consequência direta uma diminuição da evasão e retenção ocasionada pelas limitações quanto à oferta de disciplinas.  A questão da qualidade das disciplinas foi levantada, ao que o Prof. Edson se pronunciou esclarecendo que as disciplinas do CEDERJ são de responsabilidade de várias IFES do estado, incluindo a UFF e ele próprio participou da elaboração da disciplina Evolução disponibilizada para o Curso de Ciências Biológicas pelo consórcio CEDERJ. A Profa.  Cinthya chamou a atenção para duas questões operacionais, a nota de aprovação no CEDERJ(5,0) e o início do período não coincidente com o inicio do semestre na UFF. No entanto, deixou claro que há formas de resolver tais situações. O colegiado se mostrou favorável à discussão do assunto e solicitou que as ementas das disciplinas fossem encaminhadas aos departamentos para avaliação da possibilidade de equivalência. Os membros pontuaram ainda que gostariam de discutir mais detalhadamente os critérios para aprovação, tais como disciplinas e alunos que teriam prioridade inicialmente. Em seguida o colegiado aprovou a data e horário para a próxima reunião do 12/05/2015, as 12:30h. Em informes e assuntos gerais o Prof. Marcelo informou que as obras do novo prédio do Instituto foram paralisadas em Janeiro e que em caso de recebimento do montante necessário a conclusão (4 milhões de reais) as obras seriam finalizadas em 4 meses. O Prof. Marcelo informou ainda que eleição para Coordenação foi realizada e que o resultado encontra-se fixado no mural da Coordenação, tendo sido eleita a única Chapa candidata formada pelos Profs. Marcelo Gonzalez e Helena Pereira, para o Bacharelado, e Cinthya Santos e Carolina Spiegel para a Licenciatura;  a Prof. Cinthya trouxe ao colegiado a informação recebida de que alguns professores estariam tratando os alunos ingressantes por meio de reclassificações de modo diferenciado e não adequado. A prof. Cinthya solicitou aos chefes de departamento que alertem seus professores de que esses alunos estão apenas desfrutando de um direito, e que possíveis reclamações deveriam ser encaminhadas a instâncias superiores responsáveis pelo formato atual de entrada na universidade e que os alunos não podem ser penalizados por isso. A Prof. Cinthya aproveitou para lembrar que o novo regulamento da graduação está disponível na página da Prograd e que houve alterações em relação ao formato da segunda chamada.  Sem mais nada a tratar, a presente ata foi lavrada e assinada por mim Cinthya Santos, Coordenadora da Licenciatura e demais membros do Colegiado presentes.

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