Coordenação Ciências Biológicas

Ata N° 131 – IB UFF – 11.11.14

Ata da 131ª Reunião ordinária do Colegiado Conjunto dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de Biologia – UFF – 11/11/2014

Aos onze dias do mês de novembro do ano de dois mil e quatorze, reuniu-se, em segunda convocação, às doze horas e quarenta e cinco minutos, o Colegiado Conjunto dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) com a presença do Coordenador do Bacharelado Prof. Marcelo Salabert Gonzalez e da Coordenadora da Licenciatura, professora Cinthya Simone Gomes Santos, dos representantes departamentais, professores Gutemberg Alves (GCM), Márcia Amorim (GBG), Moisés Lima (SSE), Edson Pereira da Silva (GBM), Ana Luíza Spadano Albuquerque (Geo), Selma Paiva  (GBG), Patricia Sávio (GIM), Adriana Faria Melibeu (GNE), dos chefes de departamento, professores Luiz Leão Ferreira (GCM), Maria Denise Feder (GBG) e dos representantes discentes Silmar Joriatti, Emilia Licha e Bruno Lima. Como convidado, contou-se também com  a presença do Prof. Saulo Cabral Borguignon, Diretor do Instituto de Biologia. Inicialmente, o coordenador Marcelo Salabert Gonzalez informou quais seriam os pontos de pauta: 1. Aprovação das atas anteriores; 2. ENADE; 3. Solicitações dos discentes; 4. Comissão de formatura; 5. Encontro Docente da UFF; 6. Cadastro de Professores; 7. Necessidade manutenção dos equipamentos de sala de aula na física velha; 8. Disponibilização de aulas (datashow) aos alunos das disciplinas; 9. Vista de prova Art- 80; 10. Quadro de horários; 11. Aprovação de disciplina; 12. Próxima reunião; 13. Informes. O item 1 não foi abordado pois as atas anteriores não foram ainda preparadas. Passou-se ao item 2 da pauta. O Prof. Marcelo informou que duas reuniões foram realizadas com os ingressantes e concluintes inscritos no ENADE e reforçou que é necessário preencher o questionário ou o aluno não pode gerar o cartão de identificação para fazer a prova. O que vale apenas para os concluintes, pois os ingressantes inclusive foram dispensados de preencher o questionário esse ano. No item  3, o colegiado apreciou a solicitação do discente Gustavo Anel Lessa, vinculado ao tutorial em “Ciências ambientais”, que precisou substituir disciplina “Gestão de Recursos Hídricos” por “Ecologia de Comunidades e Ecossistemas” e solicitou mais um semestre para finalização. O colegiado votou favoralmente nos dois casos. A segunda solicitação veio da discente Juliana Damico que está matriculada no primeiro período da licenciatura, como segundo vínculo, e está solicitando mais 6 meses para finalizar. Embora esteja no primeiro período da licenciatura a aluna não cursou a primeira PPE e como as mesmas, totalizando quatro, devem ser cursadas em períodos consecutivos ela não conseguiria finalizar em três períodos apenas. O colegiado votou favoravelmente a solicitação. Ainda neste ponto de pauta, aprovou-se por unanimidade o projeto tutorial em Biologia Forense da aluna Thaís Esteves Jacinto dos Santos, orientado pela professora Ana Luiza Bastos (MMO). Passou-se ao quarto item, comissão de Formatura, e o prof. Marcelo informou sobre as alterações na formatura que agora serão feitas pela coordenação e alunos, reforçando os tópicos abordado na reunião do mês anterior. O quinto ponto referia-se ao Encontro Docente da Biologia. O prof. Marcelo ressaltou a importância de participação dos representantes departamentais e dos membros do NDE, na oficina interdisciplinar de integração do curso, a ser realizada como preparação para o Encontro Docente. O prof. Marcelo confirmou que a mesma será realizada dia 12/12, na sala 2 da Física Velha, das 09:00 as 15:00h. Em seguida passou-se ao sexto ponto de pauta, incluído pelo Prof. Luiz Zamith e pelo DALA sobre o funcionamento deficiente do equipamento de informática e refrigeração nas salas de aulas teóricas. O Prof. Saulo Borguignon, diretor da Unidade, compareceu para explicar que a saída e falta de funcionários, a limitação orçamentária que retarda a contração de novos funcionários, o despreparo dos professores para o uso dos equipamentos e recusa dos mesmos em ter que se responsabilizar pelo uso consciente do material são as causas do quadro atual.  Mencionou que apesar da dificuldade há uma agenda de manutenção, mas que o uso inadequado é frequente e dificulta muito a manutenção dos equipamentos. O Prof. Marcelo citou o caso dos professores que não sabem manusear os cabos de Datashow e danificam os mesmos, o que resulta na alteração da qualidade da projeção. O Professor Moises falou do Projeto Interagir na estatística. É uma plataforma para disponibilização de material online que impede conexão e desconexão continua de equipamentos. Alguns professores chamaram a atenção para a dependência de internet, o que poderia limitar o uso da plataforma. O ponto de pauta seguinte tratou da solicitação dos discentes pela disponibilização de aulas (Datashow) aos alunos das disciplinas. A prof. Cinthya chamou a atenção para o fato de que os professores não são obrigados a repassar material de sua autoria, como apresentações preparadas no DataShow. A discente Emilia Licha mencionou que alguns professores usam como argumento para não disponibilizar o material uma suposta proibição dos departamentos. Ao que a prof. Cinthya respondeu desconhecer a existência de tal proibição. O prof. Moises voltou a sugerir a utilização da Plataforma Interagir ou a criação de páginas no servidor da UFF. A Prof. Ana Spadano também sugeriu a criação de páginas para as disciplinas, onde seria possível disponibilizar diversos materiais, a exemplo do que ela faz para a disciplina “Elementos de Geologia e Paleontologia”. A seguir passou-se ao ponto de pauta sobre Vistas de Prova. O prof. Marcelo esclareceu e enfatizou, para os chefes de departamento, que o Art. 80 do Regulamento da Graduação, prevê vista de prova e que a mesma, sendo um direito do aluno, deve ser prevista no cronograma da disciplina e feita em horário regular. O assunto foi trazido a reunião diante da notificação por parte dos alunos de que vários professores tem ignorado esse direito. Em relação ao ponto de pauta sequinte,   “discussão do quadro de horários” o prof. Marcelo ressaltou que é necessário dar inicio as reuniões entre os chefes de Departamento para montar o quadro de horários para o semestre 2015/1. A seguir, a solicitação de aprovação da disciplina: A tridimensionalidade dos seres vivos e seus espaços: experiências criativas, construtivas e inclusivas e Scientific Literature –  a serem oferecidas como disciplinas optativas pelo Departamento de Biologia Celular e Molecular, para a Licenciatura e o Bacharelado, foi transferida para aproxima reunião. Como último ponto de pauta, agendou-se a próxima reunião para dia 16 de dezembro. Como informe, a Prof. Cinthya falou sobre a solicitação da Fiocruz em estabelecer convênio para realização de estágio docência, por parte de seus alunos de Pós-Graduação. Comunicou ainda que foi realizada uma reunião previa na qual os responsáveis apresentaram o Programa de Estágio da Instituição e ficou acordado que a Coordenação  agendaria uma reunião com os professores do instituto que desejassem atuar como supervisores e participar do Programa. Sem mais nada a tratar, a presente ata foi lavrada e assinada por mim Cinthya S. G. Santos, Coordenadora da Licenciatura e demais membros do Colegiado presentes.

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