Coordenação Ciências Biológicas

Ata N° 112 – IB UFF – 20.03.13

Ata da 112ª Reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia – UFF – 20/03/2013.

Aos vinte dias do mês de março do ano de dois mil e treze, reuniu-se, em segunda convocação, às quatorze horas e quinze minutos, o Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas com a presença do coordenador, professor Marcelo Salabert Gonzalez, dos representantes departamentais, professores Edson Pereira da Silva (GBM), Cinthya Simone Gomes Santos (GBM), Luiz Roberto Zamith C. Leal (GBG), Patrícia Sávio de Araújo Souza (GIM) e Priscilla Oliveira Silva (GNE), dos membros natos, professores Sergio Lourenço (GBM) e Jussara Lagrota (GIM) e dos representantes discentes Rafael Koster, Bruno Alves Lima, Grasielle Freitas e Saullo Rigon Soares. Inicialmente o coordenador apresentou os pontos de pauta a serem tratados: 1) Aprovação da ata da reunião anterior; 2) Aprovação dos projetos tutoriais; 3) Informes NDE; 4) Transferência interinstitucional; 5) Lançamento de Notas das Iniciações e Atividades de Extensão; 6) Inclusão de disciplina nos currículos; 7) Aproveitamento de disciplinas; 8) Disciplina de Educação Ambiental; 9) Tutorial Currículo Novo; 10) Quadro de Equivalências; 11) Data da próxima reunião: 18 de abril (quinta-feira) às 10h; 12) Informes e Assuntos Gerais. No primeiro ponto de pauta, foi aprovada por unanimidade a ata da reunião anterior (111ª). Em seguida, o coordenador apresentou os projetos tutoriais de Tarlile Barbosa e de Paula Finamore. Após apreciação por todos foi aprovado o projeto Tutorial em Ciência Ambiental de Tarlile Barbosa Lima sob orientação do prof. Marco Antonio Frota Lima (GBG). Quanto ao projeto da aluna Paula Finamore foi decidido designar a profa. Helena Carla (GCM) como relatora do processo, a qual fará um parecer para apreciação do Colegiado na próxima reunião. No terceiro ponto de pauta o coordenador informou que já ocorreram quatro reuniões do NDE. No quarto ponto de pauta a profa. Cinthya (GBM) apresentou o seu parecer sobre a solicitação de transferência interinstitucional de Vanessa dos Santos Schwan, do 6º período da Unirio. Após a avaliação da solicitação e justificativas, o Colegiado aprovou a solicitação por unanimidade. No entanto, o Colegiado solicitou que conste no processo para ciência da aluna que o seu ingresso acarretará em estender a conclusão do curso em pelo menos dois anos. O coordenador aproveitou para informar que por falta de instrução do setor de Protocolo na abertura de processo, a Coordenação tem recebido processos de transferência interinstitucional sem justificativa. Esse foi o caso de Clarissa Araujo que já se sabe, o processo está retornando à Coordenação com a justificativa para seu pedido de transferência interinstitucional. No pedido de transferência interinstitucional de Flávio de Souza Mourão, aluno de Química da Universidade de Rio Grande, o Colegiado decidiu que não cabe decisão pelo seu ingresso na Biologia e decidiu pelo retorno do processo à Coordenação de Química. No quinto ponto de pauta foi mais uma vez lembrado que são os professores responsáveis pelo lançamento de notas nas disciplinas de Pesquisa, Docência e Extensão e que o período para digitação das notas se encerrará em 31 de março. No sexto ponto foi apresentada a solicitação de inclusão da disciplina História Evolutiva dos Peixes, ministrada pela profa. Rejane Wille (GBG), no rol de disciplinas optativas do bacharelado do currículo novo e antigo, porém não houve votação porque a profa. Cinthya (GBM) comunicou que essa disciplina já havia sido aprovada em reunião por ela presidida. No sétimo ponto de pauta foi apreciada a solicitação da aluna Kaylanne Montenegro de considerar optativa para o curso de Licenciatura a disciplina de Nutrição e Desenvolvimento dos Circuitos Neurais. A profa. Priscilla (GNE) informou que essa disciplina é compatível com a Licenciatura, mas como ela foi excluída do quadro de disciplinas do departamento, só valida considerá-la optativa para a aluna requerente. Dando sequência, no oitavo ponto de pauta, o coordenador comunicou que a coordenação já atende a resolução do MEC na oferta de disciplinas de questão ambiental para o curso de Biologia. No entanto, é previsto que outros cursos de graduação requeiram a essas disciplinas e, sendo assim, o coordenador solicitou aos departamentos que assumam as disciplinas de educação ambiental dos demais cursos. Em seguida, o coordenador solicitou aos membros do Colegiado que fizessem uma leitura cuidadosa das regras do Tutorial do currículo novo para votação na próxima reunião. No décimo ponto de pauta foi apresentado e aprovado por unanimidade o relatório das disciplinas equivalentes de cada departamento envolvido. O coordenador aproveitou para informar que o chefe de departamento do MIP ofertará a disciplina de Microbiologia pela última vez, neste 1º semestre de 2013, nos códigos do currículo antigo e novo. No décimo primeiro ponto de pauta foi aprovada a data da próxima reunião para dezoito de abril às dez horas. Em assuntos gerais, o coordenador comunicou que tem recebido diversas reclamações dos professores a respeito do uso indevido de celulares em sala de aula, inclusive durante a prova. De acordo com isso, o DAE sugeriu a criação de uma norma de serviço do uso de celulares no Instituto de Biologia. Aberta as discussões, tanto da postura do professor em relação ao uso do celular quanto também da possibilidade do bloqueio de sinal wireless aos alunos, foi decidido que o coordenador faria uma proposta de norma de serviço para ser discutido e aprovado na próxima reunião. Em seguida, o aluno Rafael questionou o cumprimento do horário de funcionamento da Coordenação. Nesse caso, o coordenador orientou os alunos a apresentarem por escrito o problema na Coordenação ou via e-mail, com identificação do aluno, data e horário, para tornar possível uma averiguação e dar o devido retorno ao aluno. Nos informes foi divulgado que no dia 15 de abril, das 9 às 12h, a Coordenação estará fazendo a inscrição em disciplinas dos ingressantes e que a partir das 11h haverá uma apresentação da PROGRAD/DAE, da Coordenação, do Diretório e talvez da PROAES. Em seguida foi proposto pelo coordenador que a aula inaugural seja realizada no dia 22 de abril. Finalizando os informes, foi divulgado que o período para inscrição nas disciplinas de IP, ID, AE e monografia será realizada no período de 22 de abril a 06 de maio. A reunião foi encerrada às dezesseis horas. Sem mais nada a tratar, a presente ata foi lavrada e assinada por mim Jacqueline Paul Fróes, auxiliar em administração, e pelo coordenador de curso Marcelo Salabert Gonzalez.

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