Coordenação Ciências Biológicas

Ata N° 100 – IB UFF – 15.05.12

Ata da 100ª Reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia – UFF – 15/05/12.

Aos quinze dias do mês de maio do ano de dois mil e doze, reuniu-se, em segunda convocação, às quatorze horas e trinta minutos, o Colegiado do Curso com a presença do coordenador de Curso de Ciências Biológicas, Marcelo Salabert Gonzalez, dos representantes departamentais, professores Luiz Roberto Zamith Coelho Leal (GBG), Helena Carla Castro Cardoso de Almeida (GCM), Karin da Costa Calaza (GNE) e Flávia dos Santos Soares (SSE), dos membros natos Sérgio Lourenço (GBM) e Jussara Lagrota (GIM) e da subcoordenadora de curso Lucianne Fragel Madeira (GNE). A reunião se iniciou com a aprovação das atas da 98ª e 99ª reuniões e com a votação do quórum de 15 minutos para a segunda convocação para as reuniões do Colegiado, o que foi aprovado por unanimidade. Posteriormente, passou-se para outro ponto da pauta: a aprovação da tabela de pontuação para a disciplina Atividades Extracurriculares. O coordenador Marcelo expôs a sua preocupação com a criação dessa tabela – a qual os alunos terão acesso –, uma vez que na próxima inscrição on-line essa disciplina já estará disponível para inscrição. Ele explicou que essa disciplina visa contemplar atividades extracurriculares de pesquisa, ensino e extensão realizadas pelo aluno em distintos âmbitos internos ou externos à universidade, que possibilitem o desenvolvimento das atitudes e habilidades necessárias ao futuro profissional de Ciências Biológicas. Ademais, ele disse que a inscrição será presencial somente para alunos do 7º e 8º períodos, que o aluno deverá apresentar um relatório no início do período sobre as atividades desenvolvidas, com documentação comprobatória original e cópia e, por último, que cada atividade terá uma pontuação específica e de acordo com a pontuação será dada a sua nota. A pontuação funcionaria da seguinte forma: 1) Total: mínimo de 100 pts (6,0), mínimo de 120 pts (7,0), mínimo de 140 pts (8,0), mínimo de 160 pts (9,0) e, mínimo de 180 pts (10,0); 2) A distribuição de pontos por atividade seria: a) Participação como ouvinte em congressos (10 pts), seminários, workshops e similares (5pts); b) Participação como autor (resumos e pôster) em congressos (20pts), seminários, workshops e similares (10 pts); c) Participação como palestrante (resumos e pôster) em congressos (20pts), seminários, workshops e similires (10pts); d) Atividades de pesquisa, docência e extensão não vinculadas as disciplinas (estágios não contemplados pela universidade/ declaração assinada pelo orientador responsável) (30 pts); e) Participação efetiva em programas acadêmicos internos de tutoria (10 pts); f) Cursos externos (20 pts); g) Co-autoria em trabalhos científicos completos publicados ou aceitos (40 pts); g)Organização de eventos acadêmicos (10pts); h) Representação estudantil (apenas1) (20 pts). Após a discussão sobre a pontuação, ficou decidido que a votação será realizada na próxima reunião de Colegiado e o coordenador responsabilizou-se por enviar via e-mail essa tabela para os membros do Colegiado avaliarem-na melhor. Em seguida, o coordenador passou a palavra para a profa. Helena Carla Castro (GCM) que falou sobre o Programa de Altos Estudos cujo objetivo é integrar a graduação e pós-graduação em uma única formação para alunos que possuam um perfil diferenciado. Através da aceleração do tempo de conclusão de ambos os níveis de ensino, o programa pretende inserir esses alunos mais precocemente no ambiente de pesquisa e pós-graduação, estimulando-os para o aprimoramento acadêmico. Em votação, foram aprovados por unanimidade o programa e o número de quatro vagas anuais para tal fim. Dando sequência à pauta, o prof. Marcelo colocou em votação a aprovação das disciplinas Farmacologia Veterinária I (MFL00065 – 60H) e Farmacologia Veterinária II (MFL00066 – 60H) como optativas para o Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento, o que foi a aprovado por unanimidade. Em seguida, falou-se sobre o oferecimento de disciplinas optativas pedagógicas pelo SFP, o coordenador expôs o seu parecer sobre as disciplinas e disse que setenta e oito disciplinas tinham relação com o curso de Ciências Biológicas, sendo a oferta delas aprovada pelo Colegiado. Posteriormente, passou-se para a questão da constituição dos Núcleos Estruturantes da Licenciatura e do Bacharelado, o coordenador ressaltou a urgência de se votá-la, bem como sugeriu que os atuais subcoordenadores de curso das habilitações relacionadas ao Bacharelado formem o núcleo estruturante deste e que o núcleo estruturante da Licenciatura seja formado pelos professores Gerlinde, Helena Carla, Luís Antônio, Edson, Sandra e Ana Lúcia, o que será votado na próxima reunião. Em seguida, colocou-se em votação o pedido de transferência de Amanda Alves de Brito, o qual foi negado pelo Colegiado por falta de vagas. Logo após, passou-se para a discussão da habilitação Tutorial, na qual o coordenador sugeriu que o aluno só será vinculado em Tutorial se apresentar o projeto anteriormente ao período de vinculação, o que foi aprovado por unanimidade. A seguir, colocou-se em votação a limitação das permanências de vínculo por aluno do currículo antigo em dois vínculos – sendo uma licenciatura e um bacharelado –, o que quer dizer que quando aluno fizer bacharelado, ele só poderá se revincular para a licenciatura e, quando fizer licenciatura, só poderá se revincular para uma das habilitações do bacharelado. Isso posto, o Colegiado aprovou por unanimidade essa proposta. Em seguida, passou-se para a aprovação do projeto de tutorial de Andry Bryan Botelho Martins, o qual não foi aprovado, pois o seu tutor entrará de licença por três anos. O Colegiado sugeriu que o projeto volte para a votação com a indicação de um novo tutor. Posteriormente, o coordenador Marcelo expôs o pedido da aluna Suzana Pimentel Soares para considerar a carga horária eletiva de Jornalismo Científico como optativa para ela. Tendo isso em vista, o Colegiado solicitou que a aluna envie as ementas das disciplinas e a carga horária que ela precisa de fato, a fim de que o seu pedido possa ser votado. Como último ponto de pauta, foi colocada em votação a solicitação de segunda mudança de vínculo da aluna Camila Oliveira da Cruz, a qual foi negada pelo Colegiado por não ter sido apresentada justificativa pertinente e relevante pela aluna. Por fim, decidiu-se que a próxima reunião do Colegiado será dia 13 de junho às dez horas. A reunião foi encerrada às dezesseis horas e quinze minutos. A presente ata foi lavrada e assinada por mim, Secretário Executivo, Jefferson Fernandes Rosa, e pelo Coordenador de Curso, Marcelo Salabert Gonzalez.

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