Coordenação Ciências Biológicas

Ata N° 77 – IB UFF – 26.03.10

Ata da 77ª Reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia – UFF – 26/03/10.

Aos vinte e seis dias do mês de março do ano de dois mil e dez, reuniu-se, em primeira convocação, às 14:30h, o Colegiado do Curso com a presença dos Representantes Departamentais Prof. Sergio de Oliveira Lourenço (GBM), Profª. Cynthia Simone Gomes Soares (GBM), Profª. Ana Ventura (GNE), Prof. Luiz Roberto Zamith (GBG), Profª. Neuza Rejane Wille Lima (GBG), Prof. Gutemberg Alves (GCM), dos Representantes Discentes Aline Melina Daniel de Araújo, e Erika de Oliveira e dos Representantes Natos Prof. Carlos Alberto da C. Andrade (GBM). Estavam ausentes os Representantes Departamentais Profª Maria Emilia Neves Cardoso (GAN), Profª Simone Florim da Silva (MMO), Profª. Bianca Machado (GQI), Profª Rita Fucs (GIM), Profª. Regina Kubrusly (MFL), Profª. Keila Mara Cassiano (GET), Prof. Eden Vieira da Costa (GFI), Myriam Bandeira Côrtes (MIP), Sandra Lucia E. Selles (SSE) e Maria de Fatima C. de Paula (SFP), os Representantes Natos Prof. Cícero Brasileiro de M. Neto (GBG), Profª. Paula Campelo Costa Lopes (GNE), Profª. Cláudia Márcia Borges Barreto (GIM) , Profª. Patrícia Burth (GCM) e Prof. Saulo Cabral Bourguignon (EGB), os Representantes Discentes Anderson Fraga, Tamirys Novaes e Isabela Lage. Iniciou-se a reunião com a Profª Helena Carla Castro Cardoso de Almeida, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, informando que o a ata da reunião anterior ainda não havia sido finalizada e que o primeiro ponto de pauta da reunião abordaria então sobre os problemas do sistema computacional online da UFF no processo de inscrição, o que foi aprovado pelo Colegiado. A professora informou então sobre os diversos problemas do sistema inclusive com trancamento de matrícula de alunos excedentes e com a liberação de documentos via internet declarados como oficiais pela instituição. A coordenadora citou como exemplo o histórico que apresenta erros graves na descrição da especialidade cursada pelo aluno, no qual aparece em cada folha um tipo diferente (licenciatura, tutorial, desenvolvimento), na soma de carga horária e por vezes no coeficiente de rendimento, e a descrição do não reconhecimento do curso pelo MEC no referido documento, o que não procede tendo em vista que o curso foi reconhecido em 2004 quando a primeira turma foi formada pelo curso na UFF. A coordenadora solicitou o apoio do Colegiado para a solução desta questão tendo em vista que nenhum órgão público ou privado estaria aceitando tais documentos sem a assinatura da coordenadora, o que, em não fazendo, causaria prejuízo aos alunos que normalmente estavam requerendo bolsas ou solicitando estágios nestas instituições. Em seguida informou que já comunicou pessoalmente esta questão as várias esferas da PROAC, inclusive ao Prof. Renato Crespo, pedindo que tais documentos não fossem considerados como oficiais até que fossem checados na coordenação quanto a sua veracidade, havendo problemas inclusive com formaturas, nas quais os alunos estavam solicitando a formatura com base na carga horária do tal documento oficial que tem apresentado defasagem que vão de 10h até a carga horária total do curso. A coordenadora informou que já comunicou a situação ao diretor do Instituto de Biologia que solicitou pessoalmente a solução sobre o reconhecimento do curso não logrando qualquer mudança imediata. Sabendo da sua responsabilidade quanto à assinatura de documentos que deveriam representar a situação real dos alunos, a coordenadora pediu então ao Colegiado o encaminhamento de uma solução tendo em vista que esta não pretendia assinar quaisquer documentos que não apresentassem a veracidade adequada. O tema foi então debatido, sendo sugerido pela Profa Ana Ventura a solicitação oficial de uma portaria que declarasse que aqueles documentos oriundos da internet só teriam validade a partir da checagem na coordenação, até que o sistema fosse capaz de gerar documentos confiáveis. A coordenadora informou que essa portaria não resolveria a impossibilidade da coordenação de gerar documentos corrigidos como um histórico oficial. O Prof. Sérgio pediu que a coordenadora fizesse então uma proposta para que o Colegiado pudesse apoiá-la na situação, evitando seu desgaste com o tema. A coordenadora sugeriu então que fosse solicitado a PROAC que os alunos que necessitarem de documentos oriundos do sistema da UFF como histórico oficial e declaração de alunos, com assinaturas que os validassem, solicitassem este reconhecimento a PROAC, visto que este seria o setor da UFF que teria capacidade de gestão sobre essa questão. Após a explanação da coordenadora, o colegiado então decidiu que deveria ser solicitado a PROAC, em um documento a ser planejado pela coordenação, tanto a Portaria anteriormente mencionada quanto o atendimento dos alunos para o fornecimento da documentação oficial necessária. A Profa Helena conduziu a reunião para o segundo ponto de pauta que versava sobre a aprovação das disciplinas optativas Atividades em Estágio Externo I e II de 10h e 50h respectivamente sugeridas pela Profª. Neuza Rejane Wille Lima (GBG), atual subcoordenadora do setor de estágio externo do curso. A Prof.a Rejane em conjunto com a Prof.a Helena explanaram sobre os objetivos das disciplinas em estimular a procura pelo estágio externo ao mesmo tempo em que permite um controle maior de sobre onde estão sendo feito os estágios externos no curso. Iniciou-se então um debate sobre a questão da carga horária e da classificação das disciplinas como eletivas contendo a carga horária real cumprida pelo aluno ao invés de optativas com carga menor que o real. Ficou decidido então que a Prof.a Helena Carla reavaliará as disciplinas, considerando a questão destas serem apresentadas como eletivas, trazendo esta questão novamente para avaliação do colegiado. No terceiro ponto de pauta sobre o site da Biologia, tendo em vista o adiantado da hora, a Prof. Helena informou que o site da Biologia estava em fase final e que seria então colocado em um local experimental para visualização de todos e sugestões, prosseguindo a reunião para o quarto ponto de pauta, a aprovação dos três projetos dos tutoriais orientados pelo prof. Alphonse Albert Kelecom e o projeto da Aluna. Após leitura, o colegiado aprovou os projetos das alunas Águeda Knopp Gair e Cíntia Bandeira Leite orientadas pelo Prof. Kelecom, e da aluna Aline Melina Vaz, mantendo-se o projeto da aluna Ana Costa Marques Machado para posteriores esclarecimentos, tendo em vista que não apontava as substituições de disciplinas de forma descritiva e clara o suficiente sobre seus motivos, para se definir pela aprovação. A coordenadora introduziu então o quinto ponto de pauta que abordava sobre a criação oficial da figura do sucoordenador de área no curso de Ciências Biológicas. A coordenadora iniciou informando que o cargo não seria comissionado e que já havia professores indicados para o cargo de cada área, incluindo a Profa Gerlinde Platais como subcoordenadora da área de Licenciatura, a Profa Lucianne Fragel como subcoordenadora da área de Neurociências, Profa Neuza Rejane Wille Lima (GBG), subcoordenadora da área de estágio externo, faltando ainda indicações para o bacharelado em Biologia Marinha e o novo bacharelado em Interações Biológicas e Ambientais recentemente aprovado, originalmente denominado como Biologia das interações e cujo nome foi adequado por uma questão de classificação de área no MEC. A coordenadora afirmou que pela especificidade do Bacharelado em Tutorial e até a reorganização do Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento, esta poderia assumir a responsabilidade pelas respectivas áreas. A professora colocou então em votação a criação do cargo não remunerado de subcoordenador de área que foi então aprovado por unanimidade pelo colegiado. Após alguma discussão sobre a questão da educação a distância e projetos em Oriximiná, a Prof.ª Mirian Côrtez foi indicada como consultora da respectiva área. Quantos as atividades do subcoordenador foram inicialmente estabelecidas as realização das avaliações dos projetos de monografia, o auxílio na inscrição das disciplinas das respectivas áreas, as participações facultativa nas formaturas do curso e obrigatória nas reuniões do colegiado. Outros pontos sobre a subcoordenadoria como identidade do subcoordenador (oriundo ou não do EGB), duração da indicação, dentre outros deveriam ser discutidos com a presença dos primeiros subcoordenadores que poderão auxiliar na determinação das atribuições finais destes. Ao se tratar sobre a questão da cadeira do subcoordenador no colegiado, a Prof.ª Ana Ventura questionou o porquê da diferença do número de membros por departamento no colegiado de curso, obtendo a explicação do Prof. Sergio de Oliveira Lourenço (GBM) que, na época de criação do colegiado, o GBM teria um número maior de disciplinas ministradas, tendo, portanto um número maior de representantes, mas que isso poderia ser revisto e reconsiderado. A Prof.a Helena comentou então que essa questão poderia ser discutida posteriormente com a entrada dos subcoordenadores e conduziu a reunião então para o próximo item de pauta referente as prioridades de seleção nas disciplinas com excedentes, ligando a questão a licenciatura. A coordenadora informou que a licenciatura já ultrapassou o seu limite de atender os alunos da Biologia e que a revinculação terá que ser também limitada. Ela contou sobre seus esforços em coordenar esta vinculação para o próximo semestre, juntamente com as Prof.as Sandra Selles e Simone Salomão das disciplinas de Práticas de Ensino I,II, III e IV e a Prof.a Alice, chefe de departamento da faculdade de educação que oferece o maior número de disciplinas da licenciatura, incluindo as das respectivas professoras e que se apresentam atualmente como gargalos para conclusão dos alunos no curso. A coordenadora pediu então para discutir o que determinava a ordem de entrada nessas disciplinas, ou seja, a lista de prioridades determinada pelo Colegiado cuja cópia foi fornecida a todos e que estabelece que o aluno formando de 2ª vinculação está na frente dos alunos que estão no período correto e daqueles que possuem um coeficiente de rendimento alto dentre outras situações consideradas como inapropriadas e que sinalizariam de forma negativa para os alunos. Os membros do colegiado perguntaram então qual a sugestão apresentada pela coordenação que forneceu uma lista inicial de prioridades com a seguinte ordem: 1º – alunos no período e vinculação; 2º – coeficiente de rendimento maior; 3º – formando 1ª vinculação; 4º – aluno mais antigo (1º vinculação); 5º – formando 2ª vinculação; 6º – ter concluído o ciclo básico ou ter maior carga horária concluída neste. A lista foi então discutida, ficando então definido que todos os membros presentes levar-na-iam para seus departamentos e diretório para discussão e sugestão. Além disso, definiu-se então que as Prof.as Simone, Sandra e Alice seriam convidadas para uma reunião do colegiado no intuito de esclarecer de forma mais detalhada sobre as limitações das disciplinas da Licenciatura e sua organização pedagógica. Finalmente a Prof.a Helena concluiu a reunião com o último ponto de pauta, os assuntos gerais, informando que a última reunião da reforma curricular havia ocorrido apenas com o grupo da ecologia (Profs Aguinaldo Nepomuceno – GBM, Prof. Luiz Roberto Zamith – GBG e Prof.a Mara -GBG ) e que a discussão havia sido proveitosa no sentido de estabelecer a criação de duas disciplinas de ecologia voltada para o ciclo básico, evitando a migração das disciplinas de ecologia do novo bacharelado do GBG. Além disso a coordenadora informou que a Prof. Ana Nóbrega havia retornado ao Instituto de Biologia e que auxiliaria nas disciplinas da Prof.a Gerlinde Platais (GIM) e do Prof. Carlos Alberto da C. Andrade (GBM), auxiliando ainda criação da disciplina envolvendo o tópico de legislação do biólogo a ser oferecida no próximo período como optativa, mas a ser incluída futuramente como obrigatória na grade na reforma curricular. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião e eu, Helena Carla Castro, Coordenadora do curso de Ciências Biológicas lavrei a presente ata, que vai assinada por mim.

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